Porquê BIO

BIO porque… 

 Do ponto de vista do consumidor 

A origem animal orgânica tem qualidades organolépticas superioresO que são? Qualidades percebidas pelos nossos como o odor, a textura e o sabor.  

São superiores porque o animal foi capaz de viver em liberdade, alimentando-se de alimentos frescos e não morreu de medo, tenso no momento do abate. 

Na agricultura orgânica, pesticidas, fertilizantes e herbicidas químicos não são permitidos para vegetais, da mesma forma não são permitidos antibióticos, nem hormonano crescimento dos animais, em OGM ou conservantes químicos/aditivos na produção agrícula. Temos assim risco mínimo de ingerir produtos quimicamente poluídos. 

As empresas certificadas para produzir produtos biológicos são controladas por organismos autorizados pelo Ministério das Políticas Agrícolas e pelo Região, que monitorizam todo processo para garantir a qualidade de que o consumidor exige. 

Há, portanto, um controle adicional, em comparação com os alimentos convencionais. 

Do ponto de vista do agricultor 

 A agricultura orgânica ao não utilizar herbicidas ou fertilizantes sintéticosrecorre a práticas antigas, como rotação de culturas, fertilizaçãorgânica, uso de uma variedade mais resistentes as doenças, luta biológica. Essas técnicas são mais caras e menos produtivas do que as usadas pela agricultura intensiva, mas garantem manutenção da fertilidade do solo e a variedade natural de formas de vida animal e vegetal. Chama-se a isto a Biodiversidade. 

Os animais são criados em espaços abertos e podem movimentar-se livremente e alimentar-se naturalmente. Tendo em conta que as hormonas e os antibióticos não são administrados, as carnes têm mais sabor e consistência ideal, não havendo transmissão de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde. 

 Do ponto de vista do meio ambiente 

 As culturas orgânicas não são intensivas, têm uma variedade de culturas num ambiente mais natural: a conservação do território e o tratamento da paisagem são garantidos.