Óleo de Neem

Óleo de Neem, o antiparasitário natural para os nossos amigos de 4 patas.

Na Índia, onde a planta cresce espontaneamente, os pardais adicionam folhas de Neem aos seus ninhos para protegê-los de infestações de insectos. Esta propriedade inseticida foi confirmada por pesquisas científicas e é hoje usado em animais.

Para os animais, o óleo de Neem apresenta-se como o antiparasitário natura mais eficaz para os nossos animais de estimação, especialmente contra as pulgas, carraças e o mosquito causador da leishmaniose nos cães.

Este óleo vegetal revelou-se ainda eficaz enquanto pesticida totalmente ecológico para uso nas plantas, sendo por isso cada vez mais usado na agricultura orgânica.

Os produtos pesticidas químicos, atualmente no mercado, são nocivos para a saúde dos nossos animais, e por essa razão, começa a difundir-se o uso destas substâncias naturais, que diminuem o risco de reações cutâneas, alergias ou toxicidade. O uso de óleo de Neem é ainda mais eficaz, se tivermos em conta que esses organismos, com o tempo, desenvolvem resistência aos antiparasitários e pesticidas sintéticos, usados ​​nos produtos industriais.

Para o homem, o óleo de Neem é um repelente eficaz contra as pragas de piolhos, contra os ácaros e contra as melgas, especialmente no verão. É neste período, que os nossos amigos de quatro patas estão mais vulneráveis.

O óleo de Neem é igualmente um pesticida eficaz, capaz de eliminar os parasitas existentes, assim como, evitar a sua reprodução.

Depois de verificar o seu animal, pode usar o óleo de Neem diretamente no pelo ou impregnar o colarinho; pode ainda ser preparado em loção para nebulizar no corpo ou no ambiente.

O que é o óleo de Neem?

O óleo de Neem, popular na Índia antiga, foi oferecido, a título de homenagem, à Deusa Neemari, como óleo vegetal obtido a partir da prensagem a frio das sementes de Azadirachta, pertencente à família Melièce. É agora reconhecido no mundo inteiro pelas suas extraordinárias propriedades e pelas suas múltiplas aplicações.

Nas sementes, existe uma maior variedade de ingredientes ativos, capazes de neutralizar não apenas insetos e parasitas, mas também vírus, bactérias e fungos. Além disso, como todos os óleos vegetais, tem propriedades hidratantes, emolientes, regeneradoras, propriedades reestruturantes dos tecidos, sendo por isso eficaz nas doenças dermatológicas nos humanos e nos animais mais comuns. Na medicina veterinária, além da sua eficácia ser indiscutível no tratamento das mordidas ou picadas de insetos e parasitas, é usado como calmante e cicatrizante, até mesmo nos casos de mordidelas e arranhões de outros animais.

Óleo de Neem para animais:

O Óleo de Neem é definido com “um tratamento não toxico para homem, plantas e animais, inseticida natural milenar que começou a ser usado também pelos humanos, mostrando-se eficaz na luta contra os mosquitos, enquanto larvicida e enquanto repelente (porque os insetos não suportam o seu cheiro)”. (S. Mariani, A. D´Andrea – ENEA)

O óleo de Neem é por conseguinte, não apenas um excelente pesticida natural, sem qualquer tipo de aditivo químico, mas também o melhor repelente contra flebotomos, papataci e mosquitos, responsáveis ​​nos cães de leishmaniose.

Quanto a outros tipos de parasitas, o óleo de Neem parece ser uma boa terapia natural contra infestações de pulgas, capaz de exterminar não apenas o estado adulto, mas também os ovos e larvas. Se agarrado no pelo de gatos e cães, cria um efeito de barreira no pelo do animal e, simultaneamente, acalma, desinflama e purifica a pele irritada devido ás mordidas ou picadas de insetos.

Apresentamos alguns conselhos de aplicação do óleo de Neem nos animais:

  • Colar anti-pulgas: adequado tanto para cães como para gatos, pode ser realizado imergindo um cordão de tecido em óleo de neem, para obter um colarinho em casa.
  • Oléo Neem puro: pode ser aplicado com 2-3 gotas diretamente no pelo do cão ou do gato. Para evitar a presença de mosquitos, é aconselhável derramar algumas gotas de óleo de Neem em águas estagnadas de pires, vasos com flores, calhas, pequenos depósitos não cobertos, etc., evitando assim que as larvas de mosquitos, pappataci e flebotomos se desenvolvam.
  • Loção: diluído na forma de loção pode ser pulverização no animal. Diluindo algumas gotas de óleo Neem em água morna, obtem-se um produto nebulizador totalmente natural que pode ser usado nos quartos da casa ou nas almofadas, cobertores e tapetes. Mantenha os insetos e parasitas longe dos nossos amados amigos.