O Chá Bancha

Quais são as diferenças entre as duas variedades de chá Bancha?

O chá Bancha, também conhecido como Common Tea, é um chá verde japonês feito com folhas de Camellia Japonica.

Pode ser degustado em duas variações diferentes, conhecidas como chá hojicha e chá kukicha. O primeiro chá é de facto obtido a partir das folhas secas e torradas da camélia, enquanto o segundo é obtido a partir da torrefação das folhas. Outra diferença entre as duas variedades é que o chá hojicha é deixado em infusão por cinco minutos em água quente. A infusão resultante é de cor amarelo dourado e o sabor apresenta uma nota distinta de fumado, com um aroma a frutos secos delicados e adocicados. Ao contrário, o chá kukicha deve primeiro ferver por cerca de dez minutos e depois descansar por um tempo equivalente. Em ambos os casos, é aconselhável adoçar o chá sem usar açúcar para não alterar o seu sabor característico.

Como são processadas as duas variedades de chá Bancha?

O chá Hojicha nasceu em Kyoto por volta de 1920. Diz-se que a ideia partiu de um comerciante que, não podendo mais vender um velho Bancha, o torrou para transformá-lo num novo chá.

Com um sabor suave, delicado e não amargo, o chá Hojicha é preparado com folhas da planta do chá verde obtidas após a colheita dos rebentos que servem para preparar o Sencha. As folhas são recolhidas, cozidas no vapor durante 2 – 3 minutos, enroladas e finalmente secas lentamente no forno para interromper qualquer processo de fermentação; eles são então deixados para descansar por um ano e então delicadamente torrados. Por isso aparecem de cor castanha. Chá com conhecidas propriedades purificantes, alcalinizantes e digestivas, com baixo teor de teína. O Kukicha é feito com os ramos mais finos da planta do chá e também é conhecido como Chá dos Três Anos. Raminhos torrados 4 vezes. O Kukicha praticamente não contém cafeína e é a bebida mais recomendada para o uso diário. Ele contém apenas um décimo da teína do chá clássico.

O Kukicha é feito de uma mistura de diferentes partes da planta do chá verde, respectivamente, galhos de três anos cortados da parte inferior da planta, galhos mais resistentes colhidos a cada 10 anos e galhos finos e folhas colhidos anualmente. Os vários ramos são secos ao ar livre e deixados em repouso durante um ano. São cortados, escolhidos de acordo com o tamanho e tostados por 15 a 20 minutos.

O Chá Bancha e suas magníficas propriedades:

O chá Bancha tem um sabor fresco, decisivo e saciante com notas ligeiramente amargas. Libera no ar uma agradável fragrância de nozes e é excelente em combinação com produtos de confeitaria. Pode ser degustado tanto quente quanto frio, revelando-se um precioso suporte para o corpo.

O chá Bancha é caracterizado por um teor de teína muito baixo. No Japão é considerado um excelente chá para beber todos os dias e também um excelente remédio para distúrbios digestivos.

Promove a digestão

Consumido durante ou após as refeições, esta infusão promove a digestão e elimina qualquer sensação de peso ou inchaço.

Purifica o corpo

Como outros tipos de chá verde, o bancha também ajuda a purificar o corpo e o fígado, promove a diurese e, portanto, a eliminação de toxinas. Beber esse chá durante o dia várias vezes permite hidratar o corpo e ao mesmo tempo limpar os resíduos.

Acelera o metabolismo

Apesar de ser quase livre de teína, o chá bancha é uma ótima bebida caso queira estimular um metabolismo lento. Também neste caso é recomendável bebê-lo várias vezes ao dia.

Energizante 

Dá energia sem efeitos colaterais. O chá Bancha é rico em vitaminas e minerais, incluindo cálcio e ferro, por isso também é perfeito como uma bebida energizante recomendada para todos, pois não tem os efeitos colaterais típicos de outras bebidas como o café que podem excitar muito o sistema nervoso.

Antioxidante

Nas folhas e ramos da árvore de onde é obtido o chá bancha, existem várias substâncias antioxidantes que se mantêm mesmo quando a bebida é preparada e, por isso, são úteis para o nosso corpo combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento do pele, mas também é uma ajuda valiosa para indivíduos anémicos.

Antibacteriano

Graças ao ferro, cálcio e vitamina A contidos neste chá, torna-se um bom aliado para a saúde da cavidade oral: tem ação antibacteriana, evitando a formação de placa bacteriana.