Falta calor no nosso tempo

O fertilizante mineral utilizado na agricultura convencional estimula os processos esclerosantes e remove o calor do nosso corpo. Uma alimentação baseada nestes processos, produzida industrialmente e armazenada em frigoríficos e congeladores, têm um efeito nocivo na gestão do calor humano. A falta de luz e forças de calor prejudica gravemente, não só a constituição física do ser humano, mas também a sua faculdade espiritual e anímica se mostra deficiente.

Hoje em dia, é necessário um entendimento mais amplo e aberto, do que o habitual, neste contexto. Todos nós, consumidores em geral, podemos e devemos, nas nossas compras diárias, desenvolver uma responsabilidade orientada para a qualidade dos alimentos e aplicar escolhas conscientes.

Apesar de não ser valorizado, como deveria ser, na confeção dos alimentos, o azeite desempenha um papel fundamental na gestão do calor humano. Muitas vezes, e erradamente, o consumo de gorduras, manteiga e azeite, fica associado a doenças e excesso de peso. O seu consumo na justa medida e em qualidade é, não só benéfico para a saúde ao nível físico, mas também gerador de calor ao nível dos sentimentos e dos pensamentos.

A Oliveira

O azeite é um alimento particularmente precioso. Antigamente, os homens acreditavam que o azeite era sagrado. Era usado nos sacrifícios, nas lamparinas ou candeias, nas curas e nos rituais religiosos. Foi uma fonte de luz no inverno escuro!

No Olival, com a luz e o brilho que chega através das árvores, vive-se como que uma atmosfera de festa. Van Gogh pinta este dinamismo de luz e brilho, prata e ouro, na sua obra “ O Olival” em junho 1889.

Todas as plantas sementeiras contêm óleo no seu germe, e poucas são as que produzem óleo também no seu fruto. A Oliveira é uma delas.

A fruta ao amadurecer lentamente, interioriza o calor e retém-no. Este processo não nos faz lembrar à constituição do nosso coração? Pois, na azeitona, como no coração do ser humano, encontra-se um calor que se torna substância.Falamos de um calor que nos ajuda a crescer e a amadurecer e que devemos manter!